Atenção: O atraso nos exames de rastreio pode causar aumento da mortalidade por câncer!

Black Analog Alarm Clock at 7:01

Vários estudos têm observado o impacto da pandemia no diagnóstico e tratamento do câncer em geral.

Publicado recentemente, um estudo italiano observou que devido a pandemia de COVID-19 houve atraso em muitos exames de rastreio de tumor de intestino e este atraso (quando maior que 6 meses) esteve relacionado com detecção de doença em estágios mais avançados.

Isto é preocupante pois pode impactar nos resultados do tratamento e ocasionar maior taxa de mortalidade pelo câncer.

Foi observado um aumento de 12% no número de óbitos quando se postergou o rastreio para mais de 12meses.

Uma noção errônea que temos é de que o rastreio de câncer de intestino só pode ser feito via colonoscopia, mas na verdade, existem alternativas, que podem ajudar caso não seja indicado ou possível este exame no momento (que já está amplamente disponível nos últimos meses, seguindo normas de segurança, no Rio de Janeiro). A indicação do exame e das alternativas devem ser recomendadas por seu médico, avaliando caso a caso, por isso é importante ficar atento e não atrasar as consultas.

Segundo estimativas do INCA para 2020, o câncer colorretal (intestino) corresponde ao segundo tumor mais frequente em homens e mulheres. A colonoscopia é um exame de rastreio ou screening, e está associada com redução em 25% dos casos de câncer e de 52% na mortalidade pela doença.

Vale lembrar também que os exames de rastreio devem ser realizados pela população geral a partir de 45 ou 50 anos – e que esta recomendação é diferente caso se tenha história familiar de câncer de intestino (cólon ou reto) na família.

E você? Tem se cuidado de verdade?

Referências:

  • Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil
  • Ricciardiello et al. Clinical Gastroenterology and Hepatology (September 2020)

Deixe um comentário