A maioria dos tumores colorretais está localizada no cólon enquanto um terço (1/3) localiza-se apenas no reto (câncer de reto). O cólon é a parte mais comprida do intestino grosso enquanto o reto é a porção final mais reta do intestino grosso, que termina no ânus e onde ficam armazenadas as fezes.
O tratamento depende da localização (cólon ou reto), estágio da doença ao diagnóstico e da proposta de tratamento (curativa ou de controle de doença)
O primeiro passo quando estamos diante de um paciente com câncer colorretal é entender a localização do tumor (através de colonoscopia, tomografias e /ou ressonância). Também são necessários exames de sangue específicos e claro, a biópsia para confirmar o subtipo tumoral.
De uma forma geral, o tratamento pode ser combinado ou isolado com técnicas que:
• Atuem no câncer a nível local, tais como cirurgia ou radioterapia
• Atuem nas células cancerosas de forma sistémica (por todo o corpo), tais como a quimioterapia e a terapia biológica dirigida.
A extensão/duração e adaptação do tratamento dependerá do estágio do câncer, das características do tumor e dos riscos para o doente.
Confira abaixo algumas informações importantes que fazem parte do estadiamento do tumor de intestino – fatores que devemos levar em conta na análise de cada paciente.

Dúvidas? Anote e vamos conversar melhor na consulta 😉
Ainda não faz parte do nosso grupo? Agende já a sua consulta clicando aqui.
